top of page

Apresentando um gato para outro em casa


Quer adotar mais um gatinho e está com medo dele não se dar bem com outros gatos? Esse pose é pra você é possível, sim, que os gatos convivam bem e sejam amigos, mas, para que isso aconteça de maneira harmoniosa, precisamos tomar alguns cuidados. Aqui, darei algumas dicas. Vamos lá?


Primeiro, o novo gato precisa se acostumar com a sua nova casa. Para isso, o melhor é deixa-lo seguro em apenas algum cômodo da casa, para ir se acostumando com as pessoas, o cheiro, sons e objetos do novo ambiente. Não sendo recomendado o contato com o outro gato ainda, mas é importante que você não esqueça de deixar água, comida e caixa de areia disponível para ele. Esse tempo também será importante para os gatos residentes se acostumarem também com o cheiro do novo gatinho.


Para agilizar esse processo, recomendamos que esfregue um paninho, neles e colocar embaixo do pote de comida ou de água ajudará a associar positivamente o cheiro com coisas gostosas.


Durante esse processo, troque algumas vezes os gatos de lugares, para que dentro da maior segurança, eles consigam explorar ainda mais o cheiro do novo companheiro. Depois dessa etapa, quando o gato mais velho, morador da casa, já estiver demonstrando tranquilidade e curiosidade, iremos apresentá-los. Essa aproximação deverá ser feita com muita cautela, para que seja assertiva.


Sugiro que no início ela seja feita através da caixa de transporte, para que os gatos possam se ver, mas não se tocar. Outra opção é fazer a apresentação em uma porta com tela. Atenção: sempre prestar muita atenção nas reações deles, para que não surja nenhuma situação de estresse nesse momento.


Caso um dos dois se sinta inseguro, recue ou demonstre insatisfação, é o sinal para parar com a interação e ir mais

devagar, ok?!

Quando todos os gatos já estão controlados e tranquilos, podemos soltar todos no mesmo ambiente. Sendo importante oferecer a eles segurança e bem-estar para eles e, para isso, devemos oferecer possibilidades de fuga, como prateleiras, por exemplo. Devemos oferecer água fresca, caixas de areia (usamos sempre no mínimo uma caixa a mais do que a quantidade de gatos), possibilidade de escalar e locais tranquilos.

15 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page